domingo, 20 de junho de 2010
Os Sem-Sonho e o Salmão
Hoje levantei,tomei meu café e em seguida pensei no almoço,coisa difícil,sempre enrolo pra pensar no que fazer.Mas me deu uma vontade de comer salmão...hummm...Chamei meu marido e fomos à peixaria...Mas o tal peixe, rico em ômega 3 e selênio, estava difícil, só encontramos uma posta de 370 gr.Compramos,e junto trouxemos um pouco de camarão, daquele grande,o VG, maravilhoso! Pensei num strogonoff ,apesar de ter que evitar enlatados, creme de leite light faria menos mal.
Cheguei em casa animada,tirei todos os produtos das sacolas. O salmão,o tal peixe rico em propriedades rejuvenecedoras,estava embrulhado em uma folha de jornal,onde o rosto de uma criança se destacava.A medida que ia desembrulhando, as palavras iam me chamando atenção..."Os sem-sonho". Curiosa,comecei a ler. Aliás, tenho mania de ler jornais e revistas velhos...rs
A matéria: "Numa escola da Zona Oeste(RJ),uma menina de 9 anos pergunta como se escreve astronauta e arranca gargalhadas dos colegas.A reação da turma a faz MUDAR de idéia ao colocar no caderno o que quer ser quando crescer:Vendedora de roupas...A cena resume o que pode parecer simples,mas que é um dos grandes desafios da escola em regiões castigadas pela violência.A luta para manter vivo o sonho das crianças é o tema do último capítulo da série de reportagem 'O x da questão-Rascunhos do futuro' que detalha a tarefa de educar em áreas de risco.A escola dá a educação(tenta),mas você tem uma coisa que é só sua: O sonho.E o grande desafio é fazer com que crianças possam sonhar mais alto-Afirma a secretária municipal de Educação,Cláudia Costin.
Num cenário onde a violência e problemas sociais conspiram para matar os sonhos das crianças, a menina só aceitou escrever astronauta no questionário depois que a professora e um repórter intercederam,dizendo que ela poderia ,SIM, ter essa profissão.Mesmo assim, a aluna manteve Vendedora de roupas como primeira opção...Curiosamente, outros dois alunos também disseram que querem ser astronautas.
Uma outra aluna diz: Eu quero ser cantora,porque meu pai pediu isso pra mim antes de morrer.Eu vou realizar o sonho dele, e o meu sonho é ser uma excelente cantora,porque se ele tivesse vivo teria muito orgulho de mim."( O Globo-05/06/2010)
Bem, fiz nosso almoço meditando nas crianças,não só as nossas do Rio,do Brasil,mas todas que são impedidas de sonhar...coloquei a mesa,agradeci a Deus por poder comer o peixe rico em ômega 3 e propriedades rejuvenecedoras(...) orei pelas crianças,me dispus a ajudá-las e, simbolicamente, as coloquei ao meu lado para almoçar em família.
BZ,20/06/2010
Marisa Costa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário